INTEGRAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.
(Artigo Jornal local)
Os alunos do 1º ano da Escola Básica Municipal Arapongas (Indaial - SC) receberam os alunos da Unidade de Educação Infantil Vô Alfredo (Indaial - SC) para um trabalho de integração entre as duas instituições. As crianças visitantes serão futuros alunos da escola Arapongas no próximo ano e este trabalho é necessário tanto para o reconhecimento de campo como a construção do vínculo entre os sujeitos envolvidos, como afirma a professora Cláudia Michelli MSc. (Mestre em Educação) e que vem estudando por um tempo a relação entre a “passagem e/ou remanejamento” de locais e instituições onde as crianças da presente faixa etária (5 - 6 anos) se encontram.
Certamente não é com apenas um contato que os vínculos se estabelecem, mas é necessário refletir sobre esta dinâmica e tentar desenvolver algum trabalho maior com o intuito de aproximar as instituições que se complementam e não se hierarquizam, afirma a professora Cláudia.
Os alunos da professora Patrícia e professora Josefa (Pré - UEI Vô Alfredo) puderam assistir um filme na sala de vídeo da escola, junto com os alunos da professora Cláudia Michelli (1º Ano). Brincaram juntos no parque durante o recreio, participaram de brincadeiras com a professora de Educação Física, Ana Paula Fonseca Alkimin Assis e na sala de aula trocaram experiências. Assim os alunos da professora Cláudia desenvolveram e “ensinaram” a construir um brinquedo de material reciclado e os alunos da professora Patrícia e Josefa ensinaram as crianças que freqüentam o primeiro ano uma música e uma brincadeira que costumam fazer na Unidade de Educação Infantil. A idéia, segundo a professora Cláudia é de proporcionar contato entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e mostrar que existe a possibilidade das diferentes idades aprenderem, trocando assim conhecimentos. Não é o fato de “ter mais idade” que “sabe mais”, mas, tem conhecimentos diferentes que podem ser compartilhados independente da idade.
O trabalho tem fundamento na teoria sócio-interacionista proposta por Vygotsky a partir da escola soviética no início do séc. XX em contraproposta da escola piagetiana contemporânea, base de formação da maioria dos professores.
A experiência foi marcante para todos os envolvidos, principalmente as crianças, umas por lembrarem dos momentos vividos na Unidade de Educação Infantil e outros por imaginarem o que os “alunos” fazem numa escola, ou quais as possibilidades de experiências que se vive numa escola, afirma Cláudia Michelli. As trocas foram significativas tanto aos alunos entre si como as professoras e toda a equipe de ambas as instituições.
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